Botão para abrir o menu lateral
Página inicial
Quem somos
Renda Desperta
Dúvidas frequentes
Blog
Materiais gratuitos
Desperta na mídia
Parceiros
Minha área do cliente

Aluguel de usinas de energia solar vale a pena? Veja como transformar esse modelo em fonte de renda com indicações

Aluguel de energia solar
Desperta Energia

Você investiu ou está prestes a concluir o investimento em uma usina solar. A estrutura está pronta, a geração está prestes a começar. Mas aí ficam nítidos desafios que muitos proprietários relevam nos primeiros estágios do investimento: como transformar essa energia em rentabilidade forma segura, constante e  sem dar trabalho?

Se você está se perguntando se o aluguel de usina de energia solar vale a pena, este conteúdo é para você.

Vamos mostrar como o modelo de geração compartilhada permite que você lucre todos os meses alugando sua usina, sem precisar montar uma operação comercial ou técnica para administrar a alocação de créditos de energia própria.

O que é o aluguel de usina de energia solar?

O modelo de aluguel de usina de energia solar permite que o proprietário de uma usina gere créditos de energia para consumidores que aderem ao serviço de assinatura através de um consórcio de consumidores. Na prática, o gerador aluga sua usina   para um consórcio de consumidores e recebe uma remuneração mensal em troca disso.

Essa é uma alternativa ao modelo de alocação direta para um único cliente (ou unidades consumidoras relacionadas entre si) em autoconsumo remoto, ou ao uso próprio da energia gerada. É em especial uma solução para quem não quer lidar com a parte técnica de alocação de créditos de energia, demandadora de tempo e atenção para que não ocorram problemas, bem como a necessidade de suporte para os usuários da energia. .

E será que o aluguel de usinas de energia solar vale a pena?

O modelo de aluguel de usina de energia solar vem ganhando força no Brasil, principalmente entre proprietários de pequenas e médias usinas, que buscam retorno financeiro com menores complicações. Mas afinal, por que ele realmente vale a pena?

1. Receita mensal com previsibilidade

Ao alugar sua usina para um consórcio administrado por um empresa como a Desperta Energia, você pode gerar receita mensal com base na energia distribuída para a base de consumidores do consórcio. O valor repassado depende do modelo de aluguel acordado e da dinâmica de operação da usina.

É importante deixar claro que a receita pode variar de acordo com a modalidade do contrato de aluguel celebrado. Em geral, o modelo de aluguel garantido possui uma maior previsibilidade, mas uma menor rentabilidade para o proprietário, e também  em várias áreas de concessão também, é necessário indicar um montante mínimo em contas de energia de consumidores para viabilizar o arranjo. Já na modalidade do aluguel com base no consumo compensado, a remuneração é em geral maior e sem necessidade de indicação de clientes para consumo da energia, mas pode variar um pouco mensalmente conforme a variação do consumo dos clientes conectados à geração da usina.

Por isso, cada caso é avaliado individualmente, garantindo um modelo que seja viável tanto para o gerador quanto para a operação da Desperta, e que melhor se adequa a cada área de concessionária.

2. Contrato seguro

Acordos de aluguel são firmados com base em métricas de produção e atendendo a todos os critérios regulatórios exigidos. Isso garante previsibilidade nos repasses, estabilidade na operação e segurança jurídica para ambas as partes.

3. Terceirização da gestão técnica e comercial

Ao invés de quebrar a cabeça com todos os assuntos relacionados à alocação de créditos de energia, você delega tudo para uma empresa especializada como a Desperta Energia. Atividades como a inserção de consumidores perante as concessionárias para receber rateio dos créditos produzidos pela energia, o reconhecimento do rateio mensalmente, verificação da correta geração de créditos pela usina; cálculo da melhor alocação de créditos de energia relacionado ao padrão de consumo de cada cliente, dentre outros, passam a ser feitos por empresa especializada e experiente. E seu foco continua sendo apenas a operação da usina.

Quem pode aderir ao modelo?

O aluguel de usina de energia solar é ideal para proprietários de usinas que:

  • Possuem usinas de micro ou minigeração de pequeno porte, em especial de até 75 kWp (mas com possibilidade de avaliação de projetos maiores, caso a caso);
  • Estão com a estrutura pronta ou em fase final de implantação e conexão à rede elétrica;
  • Desejam bom retorno financeiro sem envolvimento operacional na alocação de energia, comercial e de suporte aos clientes;
  • Procuram maior previsibilidade e segurança no recebimento mensal.

Como funciona o modelo de parceria com a Desperta Energia

1. Cadastro e avaliação da usina

Você apresenta a usina à Desperta com informações técnicas, status da operação e dados da distribuidora. A equipe avalia se a usina atende aos critérios do modelo e necessidades de energia para os clientes.

2. Conexão com consórcio de consumidores

Uma vez aprovada, sua usina é integrada a um consórcio de clientes da Desperta. Toda a energia gerada é transformada em créditos aplicados na conta de luz desses consumidores.

3. Repasse financeiro mensal

O repasse ao proprietário da usina acontece de forma simples, transparente e sem necessidade de você lidar com o contato com consumidores. O valor recebido depende do modelo contratado e o pagamento é proporcional à energia efetivamente compensada na conta dos clientes e em geral maior.

Modalidades de contrato de aluguel de usinas

A Desperta trabalha com dois modelos principais:

Usina garantida

Nesta modalidade, o proprietário da usina recebe um valor fixo mensal pelo aluguel da energia proporcional à eficiência dos equipamentos, independentemente da variação de consumo dos clientes. Para acessar esse modelo, para a maior das áreas, é necessário apresentar um montante mínimo em contas de energia indicadas, que varia entre R$4 mil e R$12 mil a depender da área da distribuidora.Para algumas regiões específicas, como Enel SP, EDP SP, CPFL Piratininga, Light RJ e Neoenergia DF, não é necessário indicar clientes para viabilizar a operação nesse formato. A viabilidade será sempre avaliada caso a caso, conforme o perfil da usina e o cenário da região.

Usina com aluguel baseado na energia compensada

O valor pago é proporcional à energia efetivamente compensada na conta dos clientes. Em geral este modelo apresenta remuneração maior aos proprietários e não depende de qualquer indicação de clientes, bem como também não requer qualquer envolvimento operacional nas atividades relacionadas à alocação de créditos. 

O modelo ideal a ser discutido com você levará portanto em consideração a área de localização da usina usina, sua localização e a demanda da região.

Dicas para aproveitar melhor o modelo de aluguel

Planeje desde a implantação

Se sua usina já está pronta ou com previsão de operação nos próximos dois meses, esse é o momento ideal para conversar com a Desperta. Projetos em fase muito inicial, com previsão de conclusão acima de seis meses, por exemplo, ainda não são prioridade para o modelo, pois buscamos usinas com possibilidade de atendimento das necessidades mais imediatas de nossa base de consumidores.

Acompanhe o desempenho

Mesmo com gestão comercial terceirizada, é importante acompanhar a produção da usina, para garantir que a energia injetada reconhecida pela concessionária de energia esteja de acordo com o contrato e que você esteja aproveitando todo o potencial de geração.

Use seu networking a favor

Outros proprietários de usinas, integradores ou instaladores da sua rede de contatos podem ter usinas que se encaixam nesse modelo. Indicar é simples e pode render ganhos significativos.

A usina precisa estar 100% pronta?

Não necessariamente, mas o ideal é que esteja em operação ou com previsão próxima de início em no máximo 02 meses.

Se você possui uma usina ou está prestes a colocar uma em operação, é hora de pensar estrategicamente: alugar a energia que você gera é uma forma prática e segura de obter renda mensal atrativa, sem precisar montar uma operação comercial e técnica própria.

E se você ainda tem dúvidas sobre se o aluguel de usina de energia solar vale a pena, pense no cenário ideal: sua usina operando em plena capacidade, sua conta bancária recebendo os repasses todo mês e você com tempo livre para planejar seu próximo projeto ou até aumentar seus ganhos indicando outros proprietários de usinas.

Quer saber se sua usina pode ser conectada à rede de consumidores representados pela Desperta Energia? Entre em contato. Estamos prontos para transformar sua geração em receita.

Alguns de nossos clientes

Nossos parceiros

Logo da Desperta Energia
Logo reduzido da Desperta Energia© Copyright - Todos os direitos reservados à Desperta Energia
Endereço: Avenida Afonso Pena, 4121 - Sala 406, Bairro Cruzeiro, Belo Horizonte - MG, CEP: 30130-008