Botão para abrir o menu lateral
Página inicial
Quem somos
Renda Desperta
Dúvidas frequentes
Blog
Materiais gratuitos
Desperta na mídia

Energia solar em Minas Gerais: como funciona e onde assinar

fazenda de energia solar em minas gerais
Desperta Energia

Com o aumento de eventos climáticos extremos em todo o mundo, a substituição por fontes de energia sustentáveis tornou-se mais urgente. 

Essa necessidade evidencia o aumento da demanda por energia elétrica renovável, o que tem impulsionado a energia solar fotovoltaica a ganhar mais espaço. O estado de Minas Gerais, em particular, tem se destacado como um dos líderes na produção de energia solar no Brasil. E isso pode ser uma oportunidade para você!

Você que reside em Minas Gerais, já pensou em assinar energia, assim como você assina streaming e outros serviços mensalmente? O que muita gente não sabe é que já existe essa solução para quem deseja usufruir dos benefícios econômicos e ambientais da energia solar, mas não quer ou não pode investir em placas solares. E é sobre ela que vamos falar. 

Acompanhe o texto completo para entender os fatores que tornam Minas Gerais o local ideal para quem quer aproveitar a ascensão da energia solar e descubra como fazer parte do grupo de mineiros que já estão desfrutando do serviço de assinatura de energia ou pelo investimento em usinas solares.

Entendendo a revolução energética em Minas Gerais: energia solar é a solução para uma economia mais limpa e sustentável

O estado conhecido por ter o melhor pão de queijo, também se tornou protagonista na transição energética brasileira. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), 19,95% de toda a energia solar produzida no país tem origem em Minas Gerais. 

E esse crescimento vem sendo impulsionado não só pelos avanços tecnológicos no setor. Mas também pela implementação de políticas de incentivo e regulamentações que tornam possível o desenvolvimento de projetos de diferentes tamanhos e mais escalonáveis. 

A importância de Minas Gerais na transição energética

Minas Gerais foi o primeiro estado da América Latina a aderir à campanha mundial “Race to Zero”. A iniciativa prevê neutralizar e reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) em todo o mundo até o ano de 2050. 

Para atingir esse objetivo, a chamada transição energética deve viabilizar a troca de fontes que utilizam combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão, que são grandes emissores de Carbono (CO²) na atmosfera, por fontes renováveis, como o sol.

Outra ação que merece destaque é a Rota de Descarbonização. A iniciativa do Governo de Minas Gerais busca estabelecer diretrizes e regulações que vão incentivar os investimentos necessários para tornar a economia mineira mais limpa e sustentável. 

Sol: fonte de energia inesgotável, sustentável e acessível 

A energia solar utiliza a luz do sol captada por painéis solares para gerar eletricidade, promovendo o equilíbrio ambiental e reduzindo significativamente as emissões de gases do efeito estufa.

E se você pensa que para contribuir para essa mudança e aproveitar todos os benefícios da energia solar é preciso ter paineis solares instalados em seu imóvel, está enganado! É possível contratá-la sem nenhuma obra, investimento ou manutenções recorrentes.

Porém, antes de saber como aderir a essa solução, você pode estar se perguntando: se eu não preciso instalar as placas solares, de onde vem a energia solar?

Fazendas de energia solar em Minas Gerais

As fazendas solares são fundamentais para a geração de energia renovável em Minas Gerais. Essas grandes áreas são equipadas com diversos de painéis solares que captam a energia do sol e a convertem em eletricidade. Essa energia é, então, distribuída para os consumidores de residências e empresas através de cooperativas ou associações vinculadas às empresas que oferecem o serviço de assinatura.

homem jovem sorri enquanto segura um cartão laranja. ao lado, a frase: sem mistério: pagou a conta de luz, ganhou dinheiro!

Ao produzir energia com essa finalidade, as fazendas solares também se tornam uma oportunidade de renda recorrente e acima das aplicações financeiras para quem busca maximizar seus investimentos. 


É isso mesmo! A energia solar em Minas Gerais também traz uma nova possibilidade de rentabilidade para investidores que possuem terras disponíveis, sejam próprias ou arrendadas. E também para integradores que podem indicar ou construir usinas de microgeração (até 75 kWh) para locação, em parceria com a Desperta Energia. Além disso, integradores também podem aumentar seus ganhos com a indicação da assinatura de energia* para os clientes que não conseguem viabilizar projetos de geração própria. 

placas fotovoltaicas para a captação de energia solar em minas gerais


Por que Minas Gerais é destaque na produção de energia solar?  

Em resumo, são três os fatores que contribuem para a expansão e o sucesso da energia solar em Minas Gerais:

A localização que favorece a produção de energia solar

A localização geográfica de Minas Gerais favorece a produção de energia solar devido à alta incidência de radiação solar.

As altas tarifas pagas por quilowatt

As altas tarifas de energia elétrica no estado tornam a energia solar uma alternativa economicamente vantajosa.

Legislação amigável e completa

Minas Gerais se destacou ao aprovar de forma pioneira vários marcos legais para as atividades do setor, que trouxeram a segurança jurídica necessária para os investimentos em projetos de geração solar. 

Incentivos fiscais

A redução ou isenção de impostos aplicada pelo  Governo do Estado torna os investimentos em energia solar ainda mais atrativos.

Outro fato interessante é que a instalação de usinas de energia solar em Minas Gerais é, geralmente, concluída em 4 a 6 meses. E isso, além dos fatores que já mencionamos, também tem contribuído fortemente para o crescimento expressivo da geração solar, posicionando o estado como referência nacional no setor.

O que significa energia solar por assinatura*?

A energia solar por assinatura é um sistema onde os clientes conectados em baixa tensão podem "assinar" o serviço de fornecimento de energia solar. A contratação funciona de maneira fácil e digital, semelhante à contratação de uma assinatura de internet ou serviço de streaming. 

Nesse caso, ao invés de instalar painéis solares em suas residências ou empresas, os assinantes aderem a consórcios de consumidores de energia e assinam (recebem) mediante pagamento “créditos de energia” que são produzidos nas fazendas solares localizadas em diferentes regiões de Minas Gerais por usinas que são arrendadas pelos consórcios. E pelo custo de geração pelas fazendas ser inferior ao valor da energia cobrada pelas distribuidoras de energia, esse modelo torna a energia solar acessível para todos, independentemente da sua localização ou disponibilidade de espaço.

Como funciona a energia solar por assinatura em Minas Gerais?

Como você já viu, a energia solar por assinatura é a solução para quem busca praticidade, economia e sustentabilidade. E a principal vantagem é que ela pode ser assinada por qualquer pessoa ou empresa que deseja usufruir dos benefícios da geração solar, independentemente da localização ou da disponibilidade de espaço. E sem precisar investir em equipamentos caros ou realizar instalações complexas.

4 benefícios da energia solar por assinatura em Minas Gerais

Além da necessidade, cada vez mais urgente, de substituir nossas fontes de energia por renováveis e mais limpas do que as tradicionais, a assinatura de energia também proporciona outras vantagens:

Economia na conta de luz

Um dos principais atrativos da energia solar por assinatura é a economia significativa que ela proporciona na sua conta de energia. Com o cashback na conta de energia, uma solução inovadora criada pela Desperta Energia, os consumidores de Minas Gerais podem economizar de 15% a até 22% em suas faturas mensais, dependendo de sua localidade, recebendo de volta parte do valor que pagam na conta de energia. Esse benefício corresponde a uma redução considerável nos seus gastos anuais com energia elétrica. E, acessando o simulador de cashback da Desperta, você pode ter uma estimativa aproximada de quanto será o seu. Vale a pena conferir! 

Sustentabilidade 

Ao optar pela energia solar por assinatura, você passa a consumir energia elétrica originada de uma fonte mais limpa do que a originada nas hidrelétricas, por exemplo, contribuindo para a redução da emissão de gases que causam o efeito estufa. Ou seja, esse modelo de energia limpa também contribui para um futuro mais sustentável e ajuda a combater as mudanças climáticas causadas pelo aquecimento global.

Acessibilidade

Não há necessidade de investir em painéis solares ou preocupações com a manutenção. A energia solar por assinatura elimina barreiras financeiras e logísticas, permitindo que qualquer pessoa possa usufruir dos benefícios da energia solar, desde que o seu consumo mínimo mensal de energia esteja acima do exigido. Em Minas Gerais, esse valor é de R$ 300.

Simplicidade

Além de não ser necessário fazer obras para a instalação de placas solares, a adesão ao serviço de assinatura de energia é simples e rápida. Bastam alguns cliques para começar a aproveitar os benefícios. Não há burocracia, e o processo pode ser feito totalmente online.

Qual é a melhor empresa para assinar energia solar em Minas Gerais?

Líder em sistemas de energia solar em Minas Gerais, a Desperta Energia é uma das empresas especializadas em energia por assinatura mais inovadoras do país. Pioneira no segmento, foi a Desperta que desenvolveu o primeiro cashback para consumidores de energia no Brasil!

Se você mora em Minas Gerais e deseja reduzir suas contas de energia, contribuir para a sustentabilidade e aproveitar os benefícios da energia solar, conheça o serviço de assinatura de energia solar da Desperta Energia!

E se você quer se tornar um investidor ou integrador dos projetos de fazendas de energia solar em Minas Gerais com o Renda Desperta, entre em contato! 

A revolução da energia solar em Minas Gerais está apenas começando. E com a Desperta você estará à frente dessa transformação.

Ganhe dinheiro de volta ao pagar a conta de luz da sua casa ou negócio


ASSINATURA DE ENERGIA


*A energia solar por assinatura é baseada nos termos da  geração compartilhada de energia, modalidade regulamentada através da  Lei Federal 14.300/2022 e Resoluções Normativas 1.000/2021 e 1.059/2023 da ANEEL. Ao contratar a energia solar por assinatura da Desperta Energia, o cliente adere a uma associação ou consórcio de consumidores de energia, o qual é possuidor ou proprietário de usinas solares que geram energia em benefício de seus membros.



Alguns de nossos clientes

Nossos parceiros

Logo da Desperta Energia
Logo reduzido da Desperta Energia© Copyright - Todos os direitos reservados à Desperta Energia
Endereço: Avenida Afonso Pena, 4121 - Sala 406, Bairro Cruzeiro, Belo Horizonte - MG, CEP: 30130-008