Botão para abrir o menu lateral
Página inicial
Quem somos
Renda Desperta
Dúvidas frequentes
Blog
Materiais gratuitos
Desperta na mídia

Entenda como funciona a energia solar por assinatura

Mãos digitando no teclado do notebook.
Desperta Energia

A crescente demanda por energia sustentável e a necessidade de reduzir os custos com eletricidade têm impulsionado significativamente o avanço desse modelo de geração de energia limpa. Mas você sabe como funciona a energia solar por assinatura?

De acordo com dados recentes da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a capacidade instalada de energia solar no Brasil continuou a ter um aumento expressivo nos cinco primeiros meses do ano, totalizando cerca de 21 GW.

Diante disso, neste artigo, vamos explorar em detalhes como você pode beneficiar-se pela contratação de um plano de energia por assinatura, como funciona, suas vantagens, leis e regulamentações, além de apresentar um passo a passo para aderir a essa modalidade. Boa leitura! Continue acompanhando.

Quando surgiu a energia solar por assinatura?

A energia solar por assinatura é um modelo relativamente novo no mercado de energia, mas tem crescido rapidamente nos últimos anos, ganhando leis e regulamentações que garantem seus direitos.

No Brasil, a energia solar por assinatura começou a se desenvolver a partir de 2012, com a regulamentação da geração distribuída pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) por meio da Resolução Normativa Nº 482, de 17 de abril.

Diante de tal regulamentação, os consumidores ganharam o direito de gerar sua própria energia elétrica a partir de fontes renováveis, como a energia solar, e utilizar o excedente para abater o consumo da rede elétrica.

Como funciona a energia solar por assinatura?

Desenho/arte de dois homens apertando as mãos e atrás deles elementos digitais, como celular, gráficos, notebooks.

A energia solar por assinatura é baseada no conceito de geração compartilhada de energia, modalidade legalmente prevista na Lei Federal 14.300/2022 e resoluções normativas 1.000/2021 e 1.059/2023 da ANEEL, e é exercida através da reunião de consumidores em associações, consórcios, cooperativas ou outras formas previstas em lei e instituídas para essa finalidade específica.

Assim, permitindo que um grande número de consumidores que não podem ou não conseguem instalar painéis solares em sua própria residência ou empresa possam também usufruírem dos benefícios da geração solar, através da adesão à alguma das estruturas previstas na legislação (consórcios, associações, cooperativas), recebendo créditos de energia gerados por usinas que sejam de propriedade ou de posse destas estruturas associativas.

Na energia por assinatura, após a adesão, o consumidor paga ao Consórcio ou Associação uma contribuição mensal baseada na quantidade de energia que decidir alocar para a sua unidade consumidora. E como essa energia é fornecida pelas usinas de propriedade ou posse da associação de consumidores como falamos acima, não existe a necessidade do consumidor que aderir à energia por assinatura fazer qualquer investimento inicial ou ter que fazer qualquer obra ou adaptações em seu imóvel, estando totalmente de acordo com a legislação da geração compartilhada de energia.

Passo a passo: como funciona a energia solar por assinatura

Entender o processo de como funciona a energia solar por assinatura é essencial para aproveitar todos os benefícios dessa modalidade de geração de energia. Neste tópico, vamos apresentar um passo a passo simples e explicativo, para que você compreenda de forma clara como a energia solar por assinatura pode reduzir seus custos com energia elétrica.

1- Geração de energia solar

A energia solar é gerada por meio de usinas solares, que captam a luz solar por meio de painéis solares e a transformam em energia limpa e renovável.

2- Contrato de energia solar por assinatura

Para aproveitar os benefícios da energia solar, sua empresa pode firmar um contrato de energia solar por assinatura com uma empresa especializada, como a Desperta Energia. Neste documento, são estabelecidos os termos, prazos e valores relacionados aos créditos de energia solar que serão utilizados para abater sua conta de luz.

3- Redução na conta de luz

Uma vez que sua empresa esteja conectada à rede elétrica, a energia solar gerada pelas usinas é injetada nessa rede, sendo convertida em créditos. Por fim, esses excedentes são utilizados para abater o consumo de energia elétrica da sua empresa, resultando em uma redução significativa na conta de luz.

Vantagens da energia solar por assinatura

Provavelmente você já entendeu que a energia solar por assinatura oferece uma série de vantagens para consumidores de empresas e casas que desejam adotar uma fonte de energia limpa, sustentável e econômica. Abaixo, vamos citar algumas delas:

  • Redução na conta de luz: ao aderir à energia solar por assinatura, os consumidores podem reduzir sua conta de luz mensal de forma significativa, gerando economia financeira a longo prazo.
  • Sustentabilidade ambiental: a energia solar é uma fonte limpa e renovável, o que contribui para a redução da emissão de gases de efeito estufa e para a preservação do meio ambiente.
  • Ausência de investimento inicial: diferentemente da aquisição de um sistema de energia solar próprio, a energia solar por assinatura não exige um investimento inicial do consumidor. O sistema é instalado e mantido pela empresa fornecedora.
  • Facilidade na contratação: a energia solar por assinatura pode ser contratada de forma online e rápida, sem a necessidade de investimentos ou alterações nas instalações, como ocorre com a aquisição de painéis solares. Basta entrar em contato com a empresa especializada, como a Desperta Energia, e realizar o processo de adesão.

Aproveite os benefícios da energia solar por assinatura e reduza sua conta de energia!

pessoa utilizando um tablet com a mão direita

Para finalizarmos este artigo, vimos que a energia solar por assinatura apresenta-se como uma solução inteligente e sustentável para reduzir os custos com energia elétrica, ao mesmo tempo em que promove a utilização de uma fonte limpa e renovável.

Além disso, ao longo deste artigo, exploramos o funcionamento desse modelo inovador, desde a geração de energia solar até a assinatura do serviço e o abatimento dos créditos. Discutimos também as vantagens dessa modalidade, como a economia financeira, a praticidade na instalação e a contribuição para um futuro mais sustentável.

Por fim lembre-se que é possível reduzir sua conta de energia adotando algumas práticas específicas e indicadas por especialistas em sustentabilidade. Diante disso, conheça mais sobre o assunto no artigo do blog da Desperta Energia "Reduzir a conta de luz: conheça 5 passos simples para começar a economizar.

Alguns de nossos clientes

Nossos parceiros

Logo da Desperta Energia
Logo reduzido da Desperta Energia© Copyright - Todos os direitos reservados à Desperta Energia
Endereço: Avenida Afonso Pena, 4121 - Sala 406, Bairro Cruzeiro, Belo Horizonte - MG, CEP: 30130-008