Botão para abrir o menu lateral
Página inicial
Quem somos
Renda Desperta
Dúvidas frequentes
Blog
Materiais gratuitos
Desperta na mídia

Energy as a Service: o modelo que está revolucionando o mercado

pessoa colocando um carregador na tomada. Filtro laranja sobreposto.
Desperta Energia

Nos últimos anos, o setor de energia tem passado por transformações significativas, impulsionadas pela busca por fontes mais limpas e sustentáveis, além de soluções inovadoras. Um desses modelos inovadores que tem ganhado destaque é a Assinatura de Energia (conhecido no exterior como Energy as a service), uma abordagem revolucionária que está mudando a forma como a energia é gerada, consumida e distribuída.

Dados recentes mostram que o mercado de Assinatura de Energia tem apresentado um crescimento significativo em todo o mundo. Segundo a Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), até este ano (2023), o modelo de Assinatura de Energia deverá atingir um mercado de cerca de US$ 51,8 bilhões.

Neste artigo, você vai conhecer mais sobre a Energy as a Service, incluindo o conceito, sua origem, vantagens e mais informações importantes a respeito desse modelo de serviços de energia que tem revolucionado o mercado e mudado a vida de muitas pessoas.

O que é a Energy as a Service e qual a diferença da Assinatura de Energia?

mulher ruiva colocando uma lâmpada em sua casa

Energy as a Service é um modelo de negócio inovador que oferece soluções completas de energia personalizadas e sob demanda para consumidores. A energia é fornecida como um serviço, assim o cliente consome energia renovável sem a necessidade de fazer investimentos para gerar energia.

Em outras palavras, os consumidores podem usufruir da energia solar (ou outra fonte renovável), a qual é gerada usualmente por usinas solares parceiras, sem a necessidade de investir em equipamentos ou arcar com os custos de aquisição dos equipamentos, instalação e sem se preocupar com manutenção e operação da usina.

Em vez disso, paga-se com base no consumo de energia de uma casa ou comércio com tarifas mais em conta do que as historicamente pagas para as distribuidoras de energia. Dessa maneira, a Assinatura de Energia proporciona diversas vantagens para os consumidores.

Além disso, você pode ter percebido que nós estamos utilizando dois termos para nos referirmos à energia compartilhada. Explicamos o porquê a seguir.

No Brasil, o modelo de Energy as a Service está se popularizando como energia por assinatura, portanto é mais comum você encontrar o termo em português.

No entanto, apesar de serem usados como sinônimos, há uma sutileza na diferenciação de significado desses termos. A Energy as a Service refere-se a mais serviços do que, simplesmente, a energia, uma vez que o cliente passa a ter um cardápio de serviços relacionados a energia, como soluções de eficiência energética e gestão de consumo de luz.

Por outro lado, a energia por assinatura está diretamente ligada às empresas, como a Desperta Energia, que são responsáveis por gerar energia limpa e renovável por meio da captação de luz solar e, através de um contrato, entregá-la a casas e empresas que desejam diminuir a conta de energia.

banner escrito "saiba como economizar todo mês na sua conta de luz"

Quando surgiu o Energy as a Service e a Assinatura de Energia?

O conceito de Energy as a Service originou-se nos Estados Unidos, no início do século XXI. Assim, com a crescente demanda por fontes de energia renovável e a necessidade de soluções mais eficientes e sustentáveis, surgiram empresas que começaram a oferecer serviços de geração de energia baseado em energia solar.

Nos Estados Unidos, o modelo ganhou força principalmente no setor corporativo, área em que empresas geradoras de energia renovável começaram a oferecer contratos de longo prazo para fornecer energia limpa aos negócios, substituindo os sistemas de geração tradicionais.

Do lado de cá, no Brasil, a Energia por assinatura começou a se popularizar nos últimos dois anos, com o avanço do modelo de geração distribuída, seguindo a tendência global de transição para uma matriz energética mais sustentável.

E com o aumento da conscientização sobre os impactos ambientais e a busca por soluções mais econômicas, empresas de energia solar por assinatura, como a Desperta Energia, surgiram para atender à crescente demanda do país.

Atualmente, o Brasil está se tornando um mercado promissor para o modelo de Energy as a Service, pois se mostra muito atraente para residências, comércios e indústrias.

Vantagens do modelo Energy as a Service

Celular na mão de uma pessoa escrito na tela "energy" e um símbolo de raio representando energia.

Como vimos até aqui, qualquer pessoa pode ter acesso a uma solução completa de energia solar fornecida por terceiros, com base em um contrato de serviço. Assim, além de promover a sustentabilidade ambiental, o Energy as a Service proporciona uma série de vantagens para os consumidores. Algumas delas são:

  • Acesso à energia limpa e renovável com total segurança para o cliente e sem a necessidade de investir em infraestrutura própria ou mudar a distribuidora de energia.
  • Flexibilidade e escalabilidade, permitindo ajustar a demanda de energia de acordo com as necessidades do consumidor.
  • A responsabilidade pela manutenção e operação dos sistemas de energia fica a cargo do provedor de serviços, eliminando a preocupação do cliente com essas tarefas.
  • Possibilidade de obter economia na conta de luz, já que a energia adquirida possui valor inferior aos pagos para as distribuidoras de energia.
  • Contribuição para a sustentabilidade ambiental ao utilizar fontes de energia limpa e reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Diante dessas vantagens, o modelo Energy as a Service torna-se uma alternativa atrativa para muitos consumidores que desejam, entre outras coisas, economizar na conta de luz, mas não querem ou não podem instalar painéis solares nas suas propriedades

Energy as a Service: Desperta Energia

A Desperta Energia é uma empresa líder do mercado de Energy as a Service, oferecendo aos consumidores a oportunidade de aproveitar os benefícios deste modelo de consumo de energia .

Por meio desse modelo inovador, os clientes que gastam a partir de R$ 500 por mês com energia elétrica podem ter acesso a uma fonte de energia limpa e renovável, e reduzir até duas contas de luz ao ano, dependendo de sua localização geográfica.

Se você deseja saber mais sobre como a energia solar por assinatura pode transformar a forma como você consome energia, e em especial os benefícios econômicos deste modelo,  leia mais conteúdos em nosso blog e assine nossa newsletter pelo banner abaixo.

arte Desperta Energia escrito "assine nossa newsletter e fique por dentro de como reduzir a sua conta de luz". DO lado direito temos uma jovem fazendo simbolo de "ok" com a mão esquerda

Alguns de nossos clientes

Nossos parceiros

Logo da Desperta Energia
Logo reduzido da Desperta Energia© Copyright - Todos os direitos reservados à Desperta Energia
Endereço: Avenida Afonso Pena, 4121 - Sala 406, Bairro Cruzeiro, Belo Horizonte - MG, CEP: 30130-008