Botão para abrir o menu lateral
Página inicial
Quem somos
Renda Desperta
Dúvidas frequentes
Blog
Materiais gratuitos
Desperta na mídia

O que é Matriz Energética? Entendendo o panorama Brasileiro

O que é Matriz Energética? Entendendo o panorama Brasileiro
Desperta Energia

O que é Matriz Energética? Entendendo o panorama Brasileiro

Você já ouviu falar sobre matriz energética? Sabe o que isso significa e como afeta nosso dia a dia? Neste artigo, vamos explorar esse conceito e entender mais sobre a sua importância para o nosso país.

No Brasil, nossa matriz energética se destaca por sua sustentabilidade e suas tonalidades verdes, já que somos um dos líderes mundiais em energia limpa. De acordo com dados do Ministério de Minas e Energia do Brasil, mais de 47% da nossa energia em 2022 veio de fontes renováveis, como a hidrelétrica, solar, eólica e biomassa. Isso nos coloca à frente da média global, na qual as renováveis representam apenas cerca de 26%, conforme relatado pelo Relatório de Status Global de Energias Renováveis (REN21). Portanto, ainda há uma dependência significativa de combustíveis fósseis em nível global.

Matriz energética: um conceito fundamental

A matriz energética é um conceito crucial no âmbito de todas as atividades da humanidade. Ela se refere à combinação e proporção das diferentes fontes de energia utilizadas para atender às necessidades da sociedade. Em outras palavras, é a "junção" de recursos energéticos que suprem a demanda total de energia em um determinado local.

Essa composição pode incluir uma variedade de fontes, desde combustíveis fósseis tradicionais, como petróleo, gás natural e carvão, até fontes de energia renovável, como solar, eólica, hidrelétrica, biomassa, entre outras. A diversidade de fontes na matriz energética é fundamental para garantir a estabilidade, sustentabilidade e segurança do abastecimento energético de uma nação ou região.

Ao entender a matriz energética de um país, é possível analisar como ele obtém e utiliza sua energia, identificando padrões de consumo, impactos ambientais e a dependência em relação a determinadas fontes ou fornecedores. A busca por uma matriz mais sustentável implica em aumentar a participação de fontes renováveis, como a energia solar, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e promovendo a eficiência energética.

Atingir este objetivo, implica em grandes esforços, custos e prazo para ser alcançado. Visto que muitas vezes implica em mudanças, por exemplo em como o setor de transporte é abastecido, ou o fornecimento de empresas e residências. Em geral, a substituição por fontes renováveis ocorre e é mais fácil de ser feito no consumo adicional de energia, o que implica que o tempo para que a matriz se torne mais renovável seja muito longo. Substituições de fontes são mais caras por envolver investimentos em infra-estrutura, mas os países também estão iniciando investimentos neste sentido, ou forçando investimentos do setor privado, de modo a acelerar a mudança nas matrizes energéticas. 

Em resumo, a matriz energética é um indicador fundamental para avaliar a diversificação e sustentabilidade do sistema de energia de um país, refletindo diretamente em questões econômicas, ambientais e sociais. A seguir, vamos aprofundar um pouco mais sobre o tema.

As principais fontes da matriz energética brasileira

A Matriz Energética Brasileira é marcada por uma diversidade notável de fontes que desempenham papeis cruciais na geração de eletricidade e no suprimento energético do país. Cada fonte tem suas características distintas, vantagens e desafios, contribuindo para a construção de um panorama energético robusto e variado, destacando-se o fato da participação das fontes renováveis ser muito superior ao da maioria dos países.

A rainha do Brasil: geração hidrelétrica

A energia hidrelétrica é a protagonista, responsável por mais de 60% da eletricidade gerada no Brasil. A força das águas transforma-se em uma fonte limpa e renovável. Entretanto, essa dependência da hidrelétrica está sujeita às flutuações causadas pelas condições climáticas, como evidenciado na crise hídrica de 2022, que exigiu a complementação com outras fontes, incluindo as termelétricas, que são muito mais poluentes e com custos de produção muito superiores.

O poder da cana: biomassa

A biomassa, proveniente dos resíduos e bagaço da cana-de-açúcar, desempenha um papel significativo na matriz energética brasileira, respondendo por 15,4% da mesma. O Brasil se destaca como um dos maiores produtores mundiais dessa fonte de bioenergia. Além de contribuir para a geração de eletricidade, a biomassa também é utilizada na produção de biogás, biocombustíveis e outros produtos derivados, consolidando-se como uma fonte versátil e sustentável de energia.

O dilema verde: combustíveis fósseis

Embora as fontes de combustíveis fósseis, como petróleo, gás natural e carvão mineral, ainda representem cerca de 35,7% da matriz energética brasileira, o país está plenamente consciente da necessidade imperativa de transição para alternativas mais sustentáveis. Embora essas fontes desempenhem um papel significativo nos setores de transporte e indústria, os impactos ambientais associados à emissão de gases do efeito estufa destacam a urgência de buscar soluções renováveis.

Atualmente, o Brasil está empenhado em investir consistentemente em energias limpas e em implementar políticas de eficiência energética visando a construção de um futuro mais verde. Isso inclui incentivos para uma maior adoção de biodiesel e pesquisas para o desenvolvimento de hidrogênio a partir de etanol, abrindo caminho para uma possível viabilização do fornecimento de hidrogênio utilizando a infraestrutura já existente de abastecimento. Essas iniciativas refletem o compromisso do Brasil em abraçar fontes de energia mais sustentáveis e reduzir sua dependência dos combustíveis fósseis.

Energia Solar: iluminando o caminho para o futuro

No cenário das fontes renováveis de energia, a solar emerge como a protagonista promissora para o Brasil. Com um potencial imenso de irradiação solar ao longo do território, a energia solar oferece uma solução sustentável, limpa e abundante. Em sintonia com essa evolução, a Desperta Energia destaca-se como uma líder na promoção da energia solar por assinatura, proporcionando aos consumidores uma transição fácil para uma fonte de energia mais amiga do meio ambiente, e ao mesmo tempo com benefícios econômicos.

Ao aderir à Assinatura de Energia da Desperta, você contribui para a diversificação da matriz energética, abraçando uma fonte renovável e acessível. Não apenas beneficia o meio ambiente, mas também desfruta de uma alternativa eficiente para reduzir os custos de energia. O momento é propício para explorar o potencial da energia solar e fazer parte dessa revolução sustentável.

Matriz Energética vs. Matriz Elétrica: qual é a diferença?

A matriz energética engloba todas as diferentes fontes de energia utilizadas, e a matriz elétrica é apenas uma delas, a eletricidade, mas não a única, dado que são necessários outros tipos de energia para suprir todos os diferentes tipos de usos necessários, como geração de calor para aquecimento, uso residencial, etc, ou combustão para veículos, etc.  A matriz elétrica foca especificamente nas fontes que suprem a necessidade de eletricidade. No Brasil, a matriz elétrica é a mais limpa do planeta, pois a maior parte da eletricidade vem de renováveis como a hidrelétrica, e mais recentemente eólica e solar. Entretanto, a matriz energética como um todo ainda depende de combustíveis fósseis como vimos, principalmente nos setores específicos de transporte e indústria.


Desafios e perspectivas: o futuro com a Desperta Energia

O principal desafio da matriz energética brasileira e mundial reside em diminuir a dependência de combustíveis fósseis e aumentar a participação de fontes renováveis. O país possui um vasto potencial para produção de energia limpa, o que pode impulsionar o desenvolvimento econômico e social de forma muito sustentável. A diversificação também é fundamental para reforçar a segurança energética.

A Desperta Energia, comprometida com essa visão de transição energética para uma matriz energética mais sustentável, oferece produtos e soluções que democratizam os benefícios da energia solar, com vantagens econômicas e de sustentabilidade. Ao se unir à Desperta Energia, você não apenas contribui para criar um futuro mais sustentável, mas também recebe recompensas através de cashback mensalmente ao pagar sua conta de luz, algo único no mercado!

Cashback_na_conta_de_luz


Alguns de nossos clientes

Nossos parceiros

Logo da Desperta Energia
Logo reduzido da Desperta Energia© Copyright - Todos os direitos reservados à Desperta Energia
Endereço: Avenida Afonso Pena, 4121 - Sala 406, Bairro Cruzeiro, Belo Horizonte - MG, CEP: 30130-008