O Sol Brilha para o Futuro: Energia Solar no Brasil
O Brasil, que recebe intensa luz solar na maior parte do ano, apresenta um enorme potencial para a energia solar, tendo alcançado 3º maior mercado do mundo neste setor.
Vários fatores têm ajudado esse crescimento. A redução dos custos das placas solares, políticas públicas de incentivo e financiamento mais acessíveis, são alguns deles.
O país possui um grande potencial para a geração de energia solar. O Ministério de Minas e Energia (MME) diz que o Brasil pode gerar 10.000 GW de energia solar.
Isso é muito, esse valor pode atender a demanda de energia do país várias vezes. Apesar do enorme potencial, a energia solar ainda representa uma pequena parcela da matriz energética brasileira.
Impulsionando a Expansão
A tecnologia solar fotovoltaica está se tornando mais barata a cada dia. Isso a torna mais competitiva em comparação com outras fontes de energia.
Além disto, políticas públicas de incentivo, como a Lei 12.783/2013, que regulamentou a geração distribuída de energia solar, também foram fundamentais para estimular o crescimento do setor.
A Lei da Geração Distribuída, conhecida como "Lei do Sol", permitiu que consumidores residenciais, comerciais e industriais instalassem sistemas de energia solar fotovoltaica em seus próprios imóveis e injetassem o excedente de energia (em relação ao consumo no momento da geração) na rede elétrica, recebendo créditos em sua conta de energia.
Também regulamentou a possibilidade dos consumidores se reunirem em veículos associativos (como consórcios , associações, etc) para comprar ou alugar usinas solares para gerar créditos de energia em seu nome. Desta maneira, podem ter acesso aos benefícios da geração solar mesmo se não possuírem espaço físico.
A medida foi um marco para o desenvolvimento da energia solar no Brasil, impulsionando a instalação de sistemas solares em todo o país.
A energia solar por assinatura*, é um dos modelos da Geração Distribuída que mais está sendo adotado em todo o Brasil.
Proporciona que consumidores, através da associação aos veículos associativos, recebam o benefício de uma menor custo de energia. Os consórcios propiciam o benefício do menor custo da geração solar através de cashback ou descontos na fatura de energia.
Desafios e Oportunidades
A expansão da energia solar tem sido acompanhada por um crescimento do mercado de empresas que atuam no setor.
Novos players têm surgido, incluindo empresas de instalação de sistemas solares, fabricantes de equipamentos, empresas de financiamento e empresas especializadas em liderar consórcios de consumidores.
Essa crescente competitividade no mercado tem contribuído para a redução dos custos e para a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos.
Apesar dos avanços, o desenvolvimento da energia solar no Brasil ainda enfrenta alguns desafios. A burocracia e a complexidade do processo de autorização para a instalação de sistemas solares, crédito ainda relativamente caro para investimentos e a necessidade de aprimoramento da infraestrutura de transmissão de energia são alguns dos obstáculos que precisam ser superados.
O Brasil tem um grande potencial para se tornar um líder global na produção e no consumo de energia solar. A abundância de recursos solares, a crescente demanda por energia limpa e as políticas públicas de incentivo colocam o país em uma posição privilegiada para liderar a transição energética para um futuro sustentável.
Um Futuro Energético Sustentável
Para que o potencial da energia solar seja plenamente explorado, é essencial que o governo continue investindo na simplificação dos processos de autorização e acesso à geração distribuída, e garantindo condições de plena competição no mercado, em especial para coibir o potencial poder de monopólio das distribuidoras.
A combinação de desburocratização, acesso a informações sobre as opções disponíveis, e novos modelos como assinatura de energia, abrem caminho para que a energia solar se torne uma realidade cada vez mais acessível a todos os brasileiros, contribuindo para um futuro mais sustentável e próspero.
Conheça a energia solar por assinatura da Desperta Energia
A Desperta Energia é pioneira e a única que oferece cashback ao pagar a conta de luz.
Ao aderir ao consórcio de consumidores liderado pela Desperta, o cliente recebe de volta parte do valor pago pelo consumo da fatura de energia. Isso é possível, pois passa a acessar créditos de energia mais em conta que o preço cobrado pelas distribuidoras, já que o consórcio tem a posse de usinas solares que geram energia para seus membros.
Entre em contato com a gente e saiba mais como você pode otimizar seus custos com energia, sem investir nada ou fazer qualquer tipo de obra.