Energia solar: a oportunidade de lucrar mais com propriedades rurais
Você sabia que é possível diversificar a área de atuação e obter um retorno financeiro maior na sua propriedade rural, indo além da produção agropecuária?
A instalação de uma usina solar para aluguel pode ser feita naquele espaço da sua fazenda que é considerado improdutivo ou que, por algum outro motivo, não está sendo utilizado, trazendo uma nova oportunidade de renda para você!
Produtores rurais brasileiros têm se beneficiado da energia solar além do consumo próprio, aumentando sua rentabilidade mensal com o aluguel das usinas solares de microgeração para consórcios ou associações de consumidores de energia. E já podemos adiantar que os benefícios desse investimento não se restringem somente aos ganhos financeiros (que são bastante atrativos).
Então, se você está buscando:
- dar uma nova destinação a espaços ociosos em sua propriedade;
- aumentar seus lucros mensais;
- consumir energia de forma mais sustentável
- e garantir uma fonte de renda a longo prazo.
Essa pode ser uma ótima oportunidade para você! E é sobre essa possibilidade que o artigo abaixo está falando!
Nele, você vai entender como funciona a geração de energia solar nas propriedades rurais, quais são os benefícios a longo prazo e por onde começar o seu projeto. Vale a pena conferir!
Vale mesmo a pena investir em energia solar na minha propriedade rural?
Ao fazer um comparativo, é possível perceber que a rentabilidade média da energia solar, a depender do ano, pode chegar a mais do que o dobro da rentabilidade da soja, uma das principais culturas agrícolas no Brasil.
A rentabilidade de uma usina solar também é significativamente mais estável e menos sujeita a riscos do que a rentabilidade de uma cultura agrícola. Isso porque a cultura agrícola pode enfrentar períodos de prejuízo, seja devido a condições climáticas adversas, doenças em plantações ou flutuações nos preços de mercado. Por outro lado, a usina solar é menos afetada por essas variáveis e pode oferecer uma rentabilidade mais consistente e previsível, tornando-a uma opção mais atraente para quem está buscando investir.
Benefícios de instalar uma usina em sua propriedade rural
Além da rentabilidade mais alta, a energia solar oferece outros benefícios atrativos para os produtores rurais.
Demanda aquecida pela necessidade de diversificação energética
O investimento em novas alternativas de geração de energia, como a fonte solar, é fundamental para minimizar os riscos de desabastecimento, bem como reduzir custos para os consumidores e as emissões de gases poluentes na atmosfera.
Valorização da propriedade rural
A instalação de uma usina solar para aluguel não apenas aumenta o valor agregado da propriedade rural, mas também fortalece a segurança financeira do produtor a longo prazo. Visto que sempre haverá demanda por energia no mercado, independentemente das oscilações econômicas. Além disso, a geração de energia solar também oferece uma alternativa para aproveitar áreas improdutivas ou subutilizadas, o que a torna ainda mais lucrativa nestes casos.
Economia
A instalação de uma usina de energia solar para consumo próprio pode levar a uma economia de até 95% na conta de luz. Então, além dos ganhos obtidos com o aluguel do excedente gerado, toda a propriedade rural pode usufruir da energia solar. Assim, o retorno sobre o investimento também é percebido pelos ganhos em eficiência e redução de custos no consumo de energia. Além disso, os paineis solares possuem vida útil de pelo menos 25 anos, com poucas necessidades de manutenção. Ou seja, a margem mensal sobre a receita recebida é muito alta.
Sustentabilidade
A energia solar é uma fonte de energia limpa e renovável, o que contribui para a redução das emissões de gases que geram o efeito estufa e, consecutivamente, para a preservação do meio ambiente.
Tendências mundiais
O Brasil se destaca como um dos países mais atrativos para investimentos em energias solar. Em 2022, por exemplo, ano em que o Brasil alcançou recorde na evolução de geração solar fotovoltaica, o país atraiu mais de US$25 bilhões em investimentos direcionados para fontes limpas, ficando em terceiro lugar no ranking mundial.
Segundo a consultoria Greener, o mercado de energia solar fotovoltaica pode viabilizar investimentos superiores a R$60 bilhões no setor nos próximos anos. Assim, a tendência global de transição energética representa uma oportunidade única para os produtores rurais se posicionarem na vanguarda da sustentabilidade e da diversificação de suas atividades.
Como transformar a propriedade rural em uma fonte de renda mais lucrativa com a energia solar?
Você pode aproveitar os benefícios da energia solar na sua propriedade rural de duas maneiras: investindo na instalação de uma usina solar de geração própria ou por meio do arrendamento de propriedade rural de terceiros.
Quer entender, em detalhes, como funciona a instalação de uma usina solar para arrendamento e se a sua propriedade rural possui as características necessárias para isso?
Então, leia o artigo: >> Arrendamento de terras para energia solar para gerar renda
Saiba se a sua propriedade rural é apropriada para a produção de energia solar
Antes de mais nada, é importante entender se o terreno disponível é adequado para a produção solar. Para isso, essas são algumas características que devem ser observadas:
- Clima: o terreno disponível está localizado em uma área de alta exposição à luz solar?
- Topografia: o terreno não é muito acidentado?
- Acesso: ele fica em uma zona de fácil acesso para a instalação das placas solares?
Conheça as formas de financiamento
Há alternativas de financiamento que podem facilitar o investimento inicial, aproveitando os benefícios fiscais e os subsídios oferecidos pelo governo. Vários bancos e entidades financeiras disponibilizam linhas de crédito específicas para projetos de geração de energia renovável. São as chamadas linhas de crédito sustentável. Geralmente, esse tipo de financiamento apresenta taxas de juros mais atrativas e prazos mais estendidos.
Estabeleça parcerias estratégicas para a execução do projeto
Como já dissemos, as usinas solares de microgeração podem ser instaladas tanto na sua propriedade rural quanto no terreno alugado de terceiros. Em ambos os casos, para viabilizar a instalação de uma fazenda solar da maneira adequada, é recomendável estabelecer parcerias com empresas experientes em projetos de usina solares.
Caso você não tenha já um integrador de confiança, a Desperta Energia pode ajudá-lo na indicação de potenciais parceiros em sua localidade.
Conte com uma empresa confiável para rentabilizar sua usina
Observadas as condições citadas acima, o próximo passo é encontrar uma empresa responsável em prover solidez para o aluguel da usina.
É fundamental escolher uma organização comprometida em atender a sua demanda e que tenha experiência em projetos similares. Nesse sentido, a Desperta Energia se destaca no setor pelo compromisso e pela qualidade no atendimento a produtores rurais que buscam uma nova maneira de aproveitar terrenos sem uso para garantir uma renda mensal estável.
Conheça o Renda Desperta
O Renda Desperta* é um produto inovador e exclusivo da Desperta Energia voltado para investidores no setor de usinas solares. Com ele, sua renda constante é garantida através do arrendamento das usinas para grupos de consumidores de energia organizados em consórcios, sob a gestão da empresa Desperta Energia.
As usinas são rentabilizadas através do aluguel para veículos associativos de consumidores de energia (consórcios, cooperativas, associações de consumidores) gerenciadas por um consorciado líder.
O retorno financeiro oferecido pelo Renda Desperta é de alta duração, com previsão de a 25 anos ou mais. E oferece a oportunidade que você está buscando de se beneficiar de um mercado em alta no país!
Em nossos projetos, a instalação das usinas solares de microgeração costuma levar de 4 a 6 meses. E a energia gerada pela usina alugada será utilizada por clientes da assinatura de energia* da Desperta Energia — gerando retorno financeiro garantido para o investidor.
Além disso, a Desperta Energia se compromete com o suporte necessário em todas as etapas. Isso inclui desde a indicação de executores do projeto (integradores) à efetivação do trâmite de locação da usina, assim que esteja homologada junto à distribuidora de energia.
Quer transformar sua propriedade rural em uma nova fonte de renda? Entre em contato com os consultores especializados da Desperta Energia e lucre mais todos os meses.
*O Renda Desperta significa a transferência de titularidade da usina de micro ou minigeração (sistema de geração fotovoltaico) para associação ou consórcio de consumidores enquadrado na modalidade de geração compartilhada de energia, tendo como contrapartida o arrendamento por valor pré-determinado da usina, nos termos da Lei 14.300/2022 e da Res. Normativa 1.000/2021 da ANEEL. Uma vez na titularidade da associação ou consórcio, a usina passa a fazer parte do Sistema de Compensação e Energia Elétrica (SCEE), no qual a energia produzida pela usina é contabilizada como crédito de energia da associação e utilizada para compensar o consumo de seus membros. As estimativas de renda com o aluguel da usina podem sofrer impactos de fatores tais como as características específicas de cada usina, mudanças tributárias e da legislação aplicável à atividade, dentre outras fora do controle da Desperta Energia. O investidor deve considerar todos os fatores de risco inerentes ao segmento de geração compartilhada de energia em sua decisão de investimento.
*A energia solar por assinatura é baseada nos termos da geração compartilhada de energia, modalidade regulamentada através da Lei Federal 14.300/2022 e Resoluções Normativas 1.000/2021 e 1.059/2023 da ANEEL. Ao contratar a energia solar por assinatura da Desperta Energia, o cliente adere a um consórcio de consumidores de energia, o qual é possuidor ou proprietário de usinas solares que geram energia em benefício de seus membros.