Investir em energia solar: qual o lucro de uma fazenda solar?
Ao considerar investir em uma fazenda solar, visando obter o máximo retorno possível, você pode estar se perguntando: qual é o verdadeiro lucro de uma fazenda solar?
Entenda os fatores que influenciam a rentabilidade desse tipo de empreendimento, desde os custos iniciais até as receitas e economias a longo prazo no artigo a seguir. Boa leitura!
Panorama da geração solar no Brasil
De acordo com o levantamento realizado pela Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), em 2024, o Brasil ultrapassou a marca de 43 GW (gigawatts) provenientes da fonte solar, representando 18,2% da matriz energética nacional. Para se ter uma ideia, a potência instalada se iguala à capacidade da usina hidrelétrica de Itaipu, a segunda maior do planeta.
Ainda de acordo com a Absolar, desde 2012, a geração de energia solar já proporcionou ao Brasil:
- R$ 60,7 bilhões em novos investimentos;
- 424 mil empregos verdes acumulados;
- R$ 20 bilhões em arrecadação aos cofres públicos.
Por que esse é o melhor momento para investir em uma fazenda solar?
A transição energética (substituição das fontes fósseis por renováveis) é, além de uma tendência mundial, uma necessidade para o desenvolvimento sustentável do Brasil. Acompanhando essa demanda, as fazendas solares têm se tornado um dos investimentos mais atrativos para se fazer no momento.
Essa possibilidade é fundamentada especialmente pelo aumento das tarifas de energia elétrica e os incentivos governamentais para ampliar a geração de energias renováveis no país.
Além disso, a localização geográfica e a extensão territorial do Brasil são outros dois fatores que contribuem para essa expansão, fazendo com que o país seja, hoje, o terceiro maior produtor de energia solar do mundo, ficando atrás somente da China e dos Estados Unidos.
Como funciona uma fazenda solar?
Também conhecida como usina de energia solar, uma fazenda solar é uma instalação projetada para captar e converter a luz do sol em energia elétrica. Essas fazendas são compostas por uma grande quantidade de painéis solares. Por isso, são geralmente instaladas em uma extensa área de terra ou em estruturas elevadas.
A estrutura de uma fazenda solar é totalmente projetada para maximizar a captura de energia solar, com ajustes específicos de inclinação e posição das placas, dependendo da região em que a usina está localizada, além de equipamentos voltados para maximizar a incidência dos raios solares nas placas (os chamados trackers).
As usinas solares são um elemento fundamental para a geração de energia limpa e renovável, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa e para a redução das mudanças climáticas.
>> Quer saber mais sobre o funcionamento e os benefícios das usinas solares? Leia o artigo completo: Usinas de energia solar: como funcionam, tipos e como podem lhe beneficiar
Qual o lucro de uma fazenda solar: investimento inicial
Construir uma fazenda solar requer um investimento inicial considerável, antes do empreendimento começar a gerar energia. Nesse valor, está inclusa a compra e instalação dos painéis solares, inversores, sistemas de monitoramento, infraestrutura elétrica e de segurança, custos com licenças e autorizações, eventual custo de compra da terra (ou do aluguel, nesse caso, durante o período de uso).
De modo geral, existem 3 principais fatores que irão determinar os custos iniciais:
- localização;
- tamanho da instalação;
- tecnologia utilizada.
Custo dos painéis solares
Os painéis solares demandam a maior parte do investimento inicial. Porém, com a tecnologia em constante evolução e a queda de preço recente de algumas matérias-primas, os preços têm diminuído, tornando-se mais acessíveis.
Infraestrutura e instalação
Além das placas fotovoltaicas, a instalação de uma fazenda de energia solar também requer estruturas de suporte, cercamento e segurança, cabeamento, inversores, trackers, entre outros componentes. Nessa etapa, também devem ser considerados os custos com mão-de-obra especializada para planejamento e instalação.
Licenças e autorizações
É necessário também obter licenças ambientais e operacionais. Estes custos podem variar conforme a legislação do seu estado e do seu município.
Qual o lucro de uma fazenda solar: custos operacionais
Após a instalação, os custos operacionais de uma fazenda solar são relativamente baixos, principalmente quando comparados a outras formas de geração de energia. Os principais custos operacionais incluem:
- manutenção dos painéis: embora as placas solares sejam duráveis e necessitem de pouca manutenção, é importante realizar limpezas regulares e inspeções periódicas para garantir a eficiência no desempenho da usina.
- monitoramento e gestão: sistemas de monitoramento e segurança são essenciais para garantir que a fazenda solar opere na sua máxima eficiência. Esses sistemas ajudam a identificar e solucionar problemas rapidamente, além de prevenirem e possibilitarem a atuação mais rápida em casos de invasões não autorizadas no perímetro da usina.
- seguro: proteger o investimento com seguros adequados é uma prática recomendada para mitigar riscos como desastres naturais ou danos estruturais.
Então, qual o lucro de uma fazenda solar?
Uma fazenda solar é uma excelente opção de investimento para quem busca retorno financeiro a longo prazo. Considerando todos os fatores acima mencionados, o rendimento médio de uma usina solar pode variar de 15% a 30% ao ano. O que, por mês, é equivalente ao rendimento de 1,2% a 3,5%.
Aqui, é muito importante ressaltarmos que o retorno se materializa na forma de aluguel (arrendamento) das placas solares ou da usina como um todo, dentro das regras da geração distribuída de energia, para um consórcio ou outro veículo associativo de consumidores de energia elétrica.
Garanta o melhor retorno da sua fazenda solar com a Desperta Energia
O avanço da tecnologia e a crescente busca por soluções sustentáveis, coloca a energia solar no ápice como um dos investimentos mais inteligentes do momento. E agora, você tem a oportunidade única de colher os frutos dessa tendência.
O Renda Desperta* é um produto inovador da Desperta Energia, além de uma oportunidade única para investidores que buscam uma fonte de renda segura, a longo prazo e acima dos rendimentos das aplicações tradicionais.
Nossa proposta é simples: ao se tornar um investidor do Renda Desperta, você terá a possibilidade de ganhar uma renda extra por mais de 25 anos, investindo em uma usina solar associada ao Renda Desperta*. Ou seja, arrendada para um consórcio de consumidores liderado pela Desperta Energia.
O Renda Desperta garante rentabilidade para os investimentos em usinas através de contratos de arrendamento atrativos para os proprietários de usinas. Assim, as usinas passam a gerar e transferir créditos de energia para os clientes aderentes aos consórcios de consumidores geridos pela Desperta Energia (assinantes de energia), seguindo as regras da geração compartilhada de energia.
Está interessado em explorar o atrativo potencial de lucro de uma fazenda solar de microgeração? Entre em contato com nossa equipe de especialistas!
*O Renda Desperta significa a transferência de titularidade da usina de micro ou minigeração (sistema de geração fotovoltaico) para o consórcio de consumidores enquadrado na modalidade de geração compartilhada de energia, tendo como contrapartida o arrendamento por valor pré-determinado da usina, nos termos da Lei 14.300/2022 e da Res. Normativa 1.000/2021 da ANEEL. Uma vez na titularidade do consórcio, a usina passa a fazer parte do Sistema de Compensação e Energia Elétrica (SCEE), onde a energia produzida pela usina é contabilizada como crédito de energia do consórcio que é utilizado para compensar o consumo de seus membros. As estimativas de renda com o aluguel da usina podem sofrer impactos de fatores tais como as características específicas de cada usina, mudanças tributárias e da legislação aplicável à atividade, dentre outros fora do controle da Desperta Energia. O investidor deve considerar todos os fatores de risco inerentes ao segmento de geração compartilhada de energia em sua decisão de investimento.